Your session has expired.

Your authenticated session has expired due to inactivity. You can close this message and continue as a guest or sign in again before proceeding.

21 de Fevereiro de 2019

Language: EN ES

Aeroporto do Galeão dá asas às suas comunicações

Image
Um dos maiores aeroportos do Brasil renova seu sistema de radiocomunicação com tecnologia da Motorola Solutions

São Paulo, 21 de fevereiro de 2019 – Com cerca de 17 mil pessoas trabalhando na operação, 329 pousos e decolagens diárias e mais de 16 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, operado sob concessão privada da Concessionária RIOgaleão, agora conta com as soluções da Motorola Solutions (NYSE: MSI), implementadas pela Kofre Telecomunicações. A renovação de seu sistema de comunicações torna a operação mais eficiente e proporciona maior segurança aos seus passageiros.

Em agosto de 2014, o RIOgaleão, quarto aeroporto mais movimentado do país iniciou o seu processo de transformação tecnológica recebendo investimentos de R$2 bilhões, tornando o novo RIOgaleão um aeroporto de padrão internacional, com capacidade para receber 37 milhões de passageiros por ano em sua nova infraestrutura, serviços diversificados e tecnologia de ponta. 

“O renovado Galeão também exigiu uma modernização de suas comunicações para atender a todas as demandas. O aeroporto precisava de um sistema de radiocomunicação qualificado para ações e reações rápidas e efetivas dos seus processos, mesmo em condições adversas, sem colocar em risco a segurança aérea e aeroportuária”, diz Alexandre Villeroy, CIO do RIOgaleao Aeroporto Internacional Tom Jobim. 

“A Motorola Solutions excedeu nossas expectativas. O Galeão precisava de um sistema que preservasse a integridade das informações, com alta disponibilidade, baixa manutenção, gestão aprimorada e uma rede unificada. Agora temos uma solução que permite comunicação entre todos os usuários e transmissão de dados. Tudo isso se resume ao melhor atendimento aos passageiros”, conclui Villeroy.

O sistema DIMETRA TETRA foi composto de terminais portáteis (de mão) modelos MTP3500 e MTP3550, mais modelos móveis MTM5400 instalados em viaturas e em posições fixas. Ainda foram adquiridos modelos MTP8550Ex e MTP8500Ex com certificação ATEX e IECEx, especiais para trabalhadores que estão em ambientes inóspitos, com risco de explosão e que são resistentes a temperaturas de até 55ºC, além fortes impactos, poeira pesada, submersão e jatos d’água, imersão e umidade extrema.

O aeroporto ainda utiliza consoles de despacho MCC7500, estações de base DIMETRA MTS e controlador central redundante para gerenciar e organizar as comunicações. Para localização precisa, foi instalado um sistema de GPS para áreas externas e sistema Bluetooth para internas. Também foram instalados gravadores para registro de conversas e a telefonia foi integrada.

Todas as comunicações são criptografadas em nível de hardware, que garante que ninguém sem autorização possa escutar mensagens de áudio ou interceptar a transmissão de dados. Se um rádio for perdido ou extraviado, é possível interromper qualquer transmissão não autorizada até que o dispositivo seja localizado por GPS e recuperado. Ainda é possível desabilitar o rádio permanentemente.

Nos benefícios do uso de Bluetooth 4.0 dos rádios, estão a possibilidade do uso de plataforma de localização e monitoramento indoor de usuários e ativos por meio de Beacons. O GPS também permite que os gestores acompanhem a movimentação de pessoal fora dos edifícios no aeroporto. Todos esses dados são transmitidos de volta pela rede TETRA e depois aos sistemas de comando, controle e despacho para atender às necessidades logísticas do aeroporto.

A confiabilidade e a robustez dos dados da rede de rádio permitem que as equipes operacionais implementem automação de processos, como gerenciamento de block-on / block-off para quando as aeronaves se movimentam no solo, bem como alertas de emergência nas áreas de inspeção (raios-x). para responder rapidamente e estar sempre disponível. A rede também permite o uso de aplicações adicionais, se necessário. A Kofre, parceira da Motorola Solutions, equipou o sistema com frequências aeronáuticas de VHF para evitar interferências entre o pessoal aéreo e terrestre.

Para o futuro, a RIOgaleão já está realizando testes com câmeras junto ao corpo Si500, que combinam áudio e vídeo, funcionando como uma caixa preta, registrando evidências do pessoal de segurança com imagens criptografadas e certificadas que podem ser usadas em caso de investigações. 

O aeroporto também está testando o Command Center da Motorola Solutions, um software de monitoramento e gerenciamento de multimídia que analisa diferentes fontes de dados, com o objetivo de maximizar colaboração, coordenação de recursos e aumentar o conhecimento da situação no aeroporto. Com o software, é possível prever movimentações como a presença de uma pessoa famosa ou torcidas de time de futebol chegando no aeroporto e estabelecer planejamentos antecipados.
Sobre a Motorola Solutions
A Motorola Solutions é líder global em comunicações de missão crítica. Nossas plataformas de tecnologia em comunicações, software, vídeo e serviços tornam as cidades mais seguras e ajudam às comunidades e às empresas a prosperarem. Na Motorola Solutions, estamos inaugurando uma nova era em segurança pública. Saiba mais em www.motorolasolutions.com

Para obter notícias atualizadas, visite www.motorolasolutions.com/newsroom ou assine o news feed

Contatos da Imprensa

Elvan Lindberg

Motorola Solutions

Contatos da Imprensa

46 707448893

Elvan Lindberg

Motorola Solutions

Contatos da Imprensa

46 707448893

Please wait...