Your session has expired.

Your authenticated session has expired due to inactivity. You can close this message and continue as a guest or sign in again before proceeding.

21 de Outubro de 2016

Language: EN

Motorola Solutions é escolhida para modernizar a rede de radiocomunicação da Paraíba

  • Novo sistema vai integrar a comunicação de todas as forças de urgência, ampliar a cobertura e garantir mais segurança à população  de mais de 3,9 milhões de habitantes.
  • A implementação irá cobrir o estado da Paraíba e inclui 40 sítios para oferecer comunicação clara e de alta disponibilidade.
JOÃO PESSOA, Brasil-  21 de outubro de 2016 – A Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba assinou contrato com a Motorola Solutions (NYSE: MSI) para atualização do sistema de comunicação de missão crítica com tecnologia digital no  padrão TETRA, que promoverá interoperabilidade entre as agências de segurança pública do estado.

O sistema irá integrar, em uma única plataforma, as comunicações entre todas as forças de segurança, o que inclui a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O novo sistema irá ajudar a melhorar a eficiência das operações no estado em uma área de quase 57 mil quilômetros quadrados. Todas as comunicações entre os usuários serão criptografadas, impedindo escutas não autorizadas e protegendo os policiais envolvidos nas operações.

A atualização para uma solução DIMETRA IP faz parte de uma série de investimentos do Governo do Estado da Paraíba para aprimorar o atendimento dos serviços de urgência. “Essa é uma medida estruturante para a consolidação do Sistema Integrado de Segurança Pública que irá aperfeiçoar os trabalhos de atendimento e oferecer um serviço de qualidade à população”, diz Cláudio Lima, secretário da Segurança e da Defesa Social no estado.

Inicialmente, o sistema TETRA terá 40 sítios de repetição para levar sinal claro e com alta disponibilidade para todas as forças de segurança, incluindo a aquisição de 35 consoles de despacho, que tem o papel de receber, priorizar e enviar chamadas de atendimento para uma resposta rápida à população. Serão instaladas antenas adicionais e repetidoras para cobrir a extensão do estado. O contrato também prevê a entrega de aproximadamente 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão conforme demanda dos usuários.

“O sistema da Paraíba era analógico e a comunicação entre as forças não era compatível. Com o novo sistema será possível integrar a comunicação entre todas as forças de segurança, ampliar a cobertura, de forma que não se perca a comunicação caso ele esteja em outra cidade ou em áreas onde não conseguia sinal via rádio”, reforça Cláudio Lima.

A tecnologia digital também permite o desenvolvimento de diversas aplicações tecnológicas como, por exemplo, a utilização do GPS. “Todos os terminais adquiridos possuem GPS integrado e podem ser rastreados por essa rede digital, que possui um computador central muito potente. Ela fornece a localização exata de cada terminal, seja ele de viatura ou HT [rádio de mão] que o policial estará portando”, explica o secretário, acrescentando que com o sistema, será possível identificar o agente de segurança pública mais próximo de uma ocorrência, para uma resposta mais rápida e efetiva.

Além dos benefícios destacados, a comunicação digital também entrega qualidade superior do sinal, com comunicação limpa e sem ruídos, e rede criptografada totalmente segura, sendo impossível de ser monitorada e ouvida por pessoas não autorizadas.


 

Contatos da Imprensa

Gina Paola Acosta

Motorola Solutions

Contatos da Imprensa

+57-3108806688

Gina Paola Acosta

Motorola Solutions

Contatos da Imprensa

+57-3108806688

Please wait...